quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que é o Ubuntu?

Criado por Victor Abreu

Antes, necessito que saibam os conceitos de Linux e de Distro Linux:



Definição de Linux, pela Wikipédia:

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Red Hat, Novell e a Canonical. Com isso aumentou bastante também o número de colaborações dos usuários, o que ajudou muito o projeto, principalmente na sua tradução.




Definição de distro Linux, pela Wikipédia

Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é composta do kernel Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. Essa coleção de software livre e não-livre, é criada e mantida por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o grupo Linux. Indivíduos como Patrick Volkerding, companhias como a Red Hat, a SuSE, a Mandriva e a Canonical, bem como projetos de comunidades como o Debian ou o Gentoo, compilam softwares e fornecem a usuários diversos sistemas completos, prontos para instalação e uso.
As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de Desktops e servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados.


Muita gente vem perguntar-me “o que é o Ubuntu?”

O Ubuntu é a distro Linux feita a pensar nos menos experientes e naqueles que ainda se estão a iniciar no “mundo do pinguim”.

Simples de instalar / experimentar, leve e rápido, estável, user-friendly, compatível com a grande maioria de hardware e software, “out-of-the-box” (ou seja, traz carregada uma panóplia de aplicações e controladores úteis para qualquer função) e … é grátis!

Este “sabor” do Linux é baseado em Debian, uma outra distro Linux que sacrifica a facilidade de uso mas é mais estável.

Há, portanto, uma grande colaboração entre a counidade Debian e a comunidade Ubuntu. Os softwares desenvolvido para Ubuntu (pacotes deb)também funcionam no Debian, e vice-versa.

Destaque ainda para os 10 milhões de dólares doados por Mark Shuttlework, um milionário sul-africano ( o que explica em parte o aspecto e o próprio nome do projecto), no início do projecto; ao facto de poder ter o seu LiveCD (que também serve de instalação) por download ou por encomenda (é a única distro Linux que distribui CD-ROM's personalizados gratuitamente); e também ao facto de sair uma nova release a cada 6 meses. Cada versão é suportada pela Canonical por 18 meses, excepção feita às LTS (Long Term Support - Suporte de Longo Termo). É possível obter versões de testes (Alpha, Beta, RC), mas apenas por download.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog do Vicc

Blog do vicc 2009

Direitos sobre o conteúdo reservados pela licença "Creative Commons"

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons


A cópia, partilha e/ou modificação do conteúdo deste blog sem indicar a sua origem é crime.


Com tecnologia do Blogger.

Who's Online now

Visitas