sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ubuntu Software Store: a AppStore do Ubuntu!

Criado por Victor Abreu


Fonte: Peopleware

A Canonical acaba de lançar a primeira versão ao público de uma app store para o Ubuntu, a chamada Ubuntu Software Store, prometendo unificar uma série de ferramentas soltas do Ubuntu tal como o Computer Janitor, Synaptic, Update Manager e tantas outras.

A disponibilização de uma ferramenta deste tipo facilitará o processo de adição de novas aplicações ao Ubuntu, contribuindo ainda mais para a facilidade desta distribuição, a preferida de muitos novos incursores no mundo Linux.

A lista de aplicações a unificar no Ubuntu Software Store é longa: aptoncd, computer-janitor, computer-janitor-gtk, gdebi, gnome-app-install, software-properties-gtk, software-store, synaptic, update-manager. A unificação de todas estas ferramentas é uma novidade muito bem-vinda na próxima versão do Ubuntu a ser lançada em Outubro deste ano, esperando-se ainda que substitua totalmente o Gestor de Pacotes Synaptic na versão 10.04,a lançar em Abril de 2010.
Podemos esperar uma ferramenta visualmente apelativa, organizada e acima de tudo segura. Espera-se ainda a ligação aos repositórios do Launchpad, prometendo tornar-se o maior repositório mundial de software.

No próximo ano, prevê-se que a Ubuntu Software Store se torne num sistema central de instalação de software, agregando ratings e reviews do seu software. E o planeamento do desenvolvimento continua até 2011. Pode acompanhar tudo através da wiki oficial.

(Ah e já agora, o Ubuntu 9.10 Alpha 5 já saiu. Artigo a ser preparado)


Compatibilidade: Ubuntu 9.10



Licença: Freeware/Opensource



Download: Ubuntu 9.10 Alpha 5



Site: Ubuntu Software Store



Share/Save/Bookmark

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog do Vicc

Blog do vicc 2009

Direitos sobre o conteúdo reservados pela licença "Creative Commons"

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons


A cópia, partilha e/ou modificação do conteúdo deste blog sem indicar a sua origem é crime.


Com tecnologia do Blogger.

Who's Online now

Visitas